Você sabe quanto custa a multa por ultrapassar em faixa contínua? Apesar de ser uma infração muito séria, diversos motoristas todos os dias a cometem, colocando em risco as suas vidas e de outras pessoas que circulam pelas vias.
As faixas pintadas no asfalto das vias têm por objetivo justamente indicar ao motorista qual o melhor momento para ultrapassar ou até trocar de faixas. Sendo assim, precisamos ter sempre atenção total a esse importante elemento.
Com isso, não podemos simplesmente ignorar a indicação de segurança, pois isso se considera infração e você pode sofrer as sanções legais. Vamos entender a fundo como funciona essa sinalização e o que o desrespeito a ela pode causar.
Como funcionam as indicações de faixas?
Em se tratando de pistas de mão dupla, podemos encontrar a faixa contínua e a faixa tracejada, sempre na cor amarela. Quando a pista é mão única, as faixas são pintadas na cor branca. Em relação ao significado das indicações, temos o seguinte:
- Faixa tracejada: indica que é seguro ultrapassar naquele trecho;
- Faixa contínua: a ultrapassagem no trecho é proibida.
No último caso, quando a faixa é contínua, sabemos que a ultrapassagem não é segura por conta de fatores como baixa visibilidade no sentido contrário. Nesses casos, é proibido realizar o movimento de ultrapassar em faixa contínua.
Saiba o que configura ultrapassar em faixa contínua
Ao avançar na via contrária para ultrapassar qualquer veículo dentro de um trecho em que haja faixa contínua no seu lado da via, você está cometendo uma infração específica que consta no artigo 203 do CTB, inciso V:
Ultrapassar pela contramão outro veículo:
V – onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (cinco vezes).Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses da infração anterior.
Qual valor da multa por ultrapassar em faixa contínua?
A multa por ultrapassar em faixa contínua é de R$1467,35. Conforme diz a letra da lei, a infração é gravíssima, tendo como valor base R$293,47 acrescida do multiplicador de 5 vezes.
Além disso, o condutor infrator leva 7 pontos na carteira e ainda pode incorrer em pena dobrada caso tenha reincidência dentro do período de 12 meses a contar da primeira infração.
Como podemos perceber, essa é uma multa muito pesada, até mesmo pois ela coloca em risco a vida das pessoas que estão em circulação na via. A ultrapassagem sempre deve ocorrer de forma segura, em local onde se pode visualizar bem o sentido contrário. Caso não se observe isso, os acidentes podem se tornar inevitáveis.
Sempre opte por ultrapassar em locais permitidos e verifique também se mesmo assim é seguro. Perder alguns minutos pode ser melhor do que sofrer as consequências de um acidente.
Agora que você já descobriu quanto custa a multa por ultrapassar em faixa contínua, não se esqueça de comentar o que achou e de compartilhar esse artigo para informar mais pessoas e evitar as multas de trânsito.