A placa clonada é um tipo de fraude específica que costuma trazer extremo transtorno para os motoristas. Sendo assim, é muito importante ficar atento a todas as notificações e multas que seu carro vier a receber.
Esse tipo de crime pode ser mais comum do que parece e você provavelmente irá demorar para descobrir que foi vítima, já que não é muito simples de identificar. Justamente por isso, separamos hoje diversas informações importantes para que você saiba o que fazer caso cair nesse problema.
Continue então a leitura e fique por dentro do passo a passo do que fazer em uma situação como essa.
O que é uma placa clonada?
A placa clonada é uma placa praticamente idêntica a oficial, com os mesmos caracteres e números, que os criminosos instalam em um veículo de mesmo modelo e cor que o original. Assim, essa mecânica do crime torna ainda mais dificultoso saber que aquele veículo é frio, demorando ainda mais para identificar o problema.
Algumas pessoas chamam esse tipo de veículo de dublê, justamente pelo fato de que ele mimetiza exatamente o carro que copia.
É muito importante tomar alguns cuidados, principalmente na hora de adquirir um novo carro ou moto. Sendo assim, verifique sempre o site do Detran de seu estado, confira as características do veículo que tem interesse e busque informações para se certificar de que não há multas pendentes ou muitas multas de todo modo.
Como saber se seu carro teve a placa clonada?
Há apenas uma forma de saber se a placa de seu carro sofreu clonagem. Se você notar que está recebendo multas indevidas, ou muitas multas num curto período de tempo, é bom ficar de olho. Você pode estar sendo vítima de uma fraude.
Nesses casos, o mais recomendado é realizar um boletim de ocorrência. Se você recebeu apenas uma multa errada, pode ser apenas um erro. Realize então o processo de recorrer da multa e fique de olho se receber outras notificações.
Como o veículo clonado geralmente é idêntico ao seu, pode ser demorado descobrir se não for por meio de multas indevidas chegando para você.
O que fazer nesses casos?
O primeiro passo então é registrar um boletim de ocorrência para documentar a ocorrência da fraude. Em seguida, procure o Detran do seu estado para apresentar o boletim. A partir desse ponto, o órgão vai te solicitar diversos documentos, fotos do veículo original e o licenciamento.
Caso a placa clonada seja confirmada, o Detran vai incluir nos registros uma restrição para informar as autoridades sobre a fraude. No entanto, vale lembrar que as multas não terão cancelamento automático. Você precisará apresentar um recurso para contestar cada uma delas individualmente.
Como vimos, esses casos requerem muito trabalho para resolver e o transtorno é grande para o dono do veículo. Não existe uma maneira simples de resolver tudo e você precisará de paciência.
Agora que você já sabe o que é uma placa clonada e como resolver isso, compartilhe esse artigo também com outras pessoas para que entendam como se precaver.