Você sabe quais são os itens proibidos no carro que geram multas? Nesta matéria, vamos falar sobre os acessórios que são muito procurados pelos motoristas e que podem trazer muitas dores de cabeça para os condutores.
Afinal, as leis impedem que alguns itens sejam instalados e vamos falar mais sobre isso para que não instale nenhum deles. Ninguém gosta de ser multado, não é mesmo? Portanto, leia esta matéria completa e entenda tudo sobre o assunto:
Veja 3 itens proibidos no carro que geram multas
Com certeza, você deve ter notado que algumas pessoas enchem os carros de acessórios, não é mesmo? Sejam luzes coloridas, sejam películas escuras para bloquear toda visibilidade do interior do veículo. Mas, será que você sabe quais são os itens proibidos no carro que geram multas?
Afinal, os acessórios não são todos obrigatórios por lei, cuja falta pode geram multas aos motoristas como retrovisores, por exemplo. Afinal, os motoristas gostam de inovar na personalização de seus carros e acabam exagerando sem saber que são proibidos. Por causa disso, vamos falar sobre os acessórios que podem gerar multas para que evite a instalação desses itens. Confira:
Faróis de Xenônio
Os faróis de xenônio são realmente lindos quando são instalados nos carros, não é mesmo? Afinal, esses acessórios utilizam um sistema de iluminação singular por meio desse gás que acaba gerando uma luz muito intensa. No entanto, essa condição faz com que esses faróis fiquem realmente cegantes para os automóveis que vem ao nosso encontro.
Por isso, o acessório passou a ser proibido a partir de 2011 por meio da Resolução 384 do Contran que afirma o que acabamos de citar logo acima. Ou seja, a luz cegante desses faróis impede a visualização dos motoristas que estão vindo de frente.
Películas G5 escuras
A película escura G5 é um dos itens proibidos no carro que geram multas também. Afinal, esse acessório é muito usado para proporcionar privacidade dentro do veículo. Todavia, o escurecimento do modelo G5 supera o limite do insulfilm que a lei impõe e isso gera infração. Pois, esse modelo tem 95% de transparência e isso faz com que a visão de fora para dentro seja praticamente nula.
De acordo com a resolução 989/2022, a visibilidade dos vidros deve ser de 70% no mínimo e a regra vale para todos os lados do carro.
Engate em carros que não são capazes de tracionar
As leis de trânsito não proíbem o uso dos engates desde que o manual do modelo não impeça o uso desse acessório. Afinal, alguns carros não têm força suficiente para tracionar outros veículos. Por causa disso, a Resolução 937/2022 do Contran estabelece que o reboque precisa ser instalado em veículos que tenham peso bruto total de até 3.500 kg. Além disso, o acessório deve conter o registro do INMETRO e precisa estar em conformidade com a capacidade máxima de tração do automóvel.
Portanto, jamais instale um desses itens proibidos no carro que geram multas e até retenção do veículo para posterior remoção desses acessórios.