Todo motorista que possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame devem agilizar isso agora mesmo. Nesta matéria, vamos falar sobre o prazo do exame toxicológico porque os motoristas têm 30 dias para regularizar esse processo essencial para renovação de CNH.
Afinal, qualquer condutor que for flagrado dirigindo sem que esse exame tenha sido feito será multado se o prazo de 30 dias já acabou. Portanto, você tem um mês para regularizar a situação se não fez o teste até o momento, visto que, aqueles que precisavam fazer o exame toxicológico até o dia 31 de março podem começar a sofrer penalidades a partir de 1 de maio. E, aqueles que precisam fazer o teste até 30 de abril poderão sofrer as mesmas consequências a partir de 1 de junho. Veja mais:
Motoristas têm 30 dias para regularizar prazo do exame toxicológico
O exame toxicológico avalia se o condutor fez qualquer uso de drogas durante os últimos 90 dias por meio de análises laboratoriais. Por causa disso, esse teste é essencial para garantir a segurança no trânsito, especialmente entre as categorias que precisam realizar esse teste. Visto que, somente motoristas das categorias C, D e E têm necessidade de fazer esse exame e o prazo está chegando ao fim.
Visto que, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apresentou uma deliberação que prorrogou o prazo do exame toxicológico. Essa deliberação N° 272 do Contran citou que motoristas das categorias C, D e E com validade entre janeiro e junho de 2024 deveriam realizar o teste até o dia 31 de março.
Enquanto isso, motoristas que têm CNH com prazo de validade entre julho e dezembro de 2024 deverão realizar exame toxicológico até o dia 30 de abril. Então, qualquer condutor que desrespeitar esses prazos e continuar dirigindo estará cometendo uma infração gravíssima com efeito multiplicador de cinco vezes o valor a ser pago.
Ou seja, a infração gravíssima que tem o valor de R$ 293, 47 será multiplicada por 5 e o motorista terá que pagar R$ 1.467, 35 por não ter realizado o exame toxicológico dentro do prazo. Para se ter uma ideia, um levantamento promovido pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) afirma que o Paraná registrou 123 mil condutores irregulares em relação ao exame.
Prorrogação do prazo do exame toxicológico
Logo acima, você entendeu a importância de realizar o exame toxicológico dentro do prazo, não é mesmo? Afinal, o desrespeito dessa lei leva à infração gravíssima que pode custar muito caro. Mas, sua CNH vence entre janeiro e junho e você não fez a renovação ainda? Então, corra para fazer esse teste porque você tem 30 dias até ser multado em uma abordagem policial.
Visto que, todo condutor que estiver com exame toxicológico vencido em 31 de março poderá ser multado a partir do dia 1 de maio de 2024. E, todo motorista que não realizar o exame toxicológico até o dia 31 de abril sofrerá as penalidades a partir do dia 31 de maio.