Você sabe o que é multa Renainf? Você deve ter ouvido falar que toda multa é aplicada pelo Detran do seu estado, não é mesmo? No entanto, essa informação está bem longe da verdade porque outros órgãos igualmente importantes podem autuar os condutores por infrações.
A multa Renainf é qualquer infração que tenha sido cometida fora do estado de origem do veículo autuado. Ou seja, essa autuação costuma ser aplicada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou até pelo Detran de outro estado. Portanto, entenda mais sobre esse tipo de infração que gera muitas dúvidas entre os motoristas atualmente:
Saiba o que é multa Renainf
Como vimos acima, o Detran não é o único órgão de trânsito responsável pela aplicação de multas aos condutores. Afinal, outras instituições de relevância estadual ou federal podem autuar motoristas que cometam atos ilegais nas vias públicas. Além disso, existem outros Departamentos de Trânsito (Detran) em outros estados e estes, por sua vez, poderão aplicar as chamadas Multas Renainf. Mas, o que é isso?
Renainf é a sigla para Registro Nacional de Infrações de Trânsito que foi criada em 2004 para controlar uma base de dados. Desse modo, o controle guarda todas as infrações que foram cometidas por condutores em estados diferentes daquele em que o carro está licenciado. Portanto, entenda melhor como funciona essa infração que é tão complexa:
Como funciona a multa Renainf?
A Multa Renainf tem a função de unificar todos os dados fornecidos pelos órgãos de trânsito brasileiros. Por causa disso, o sistema visa permitir que o infrator saiba sobre a multa por meio de uma notificação. Além disso, esse registro integra dois sistemas igualmente importantes: O Renavam e o Renach.
Por causa disso, você precisa acessar o site do Senatran para consultar multa Renainf. Para isso, você precisa estar logado em uma conta Gov.br para selecionar a opção “consultar meus veículos”. Desse modo, você saberá se o automóvel tem multas Renainf e outros débitos igualmente pendentes.
Vale lembrar que se você estiver comprando um carro usado, pesquise no portal do Senatran a fim de evitar surpresas com o aparecimento dessas infrações. Já que, as multas são transferidas para o próximo dono depois que a compra foi concluída.
Como pagar multa Renainf?
Se você encontrou uma multa Renainf no portal Senatran e não vai recorrer, basta fazer o pagamento em bancos credenciados a partir do número do Renavam. Afinal, essa infração ficará atrelada ao veículo e pode ser paga somente informando esses dados ao banco.
Caso a multa não esteja cadastrada no sistema do Detran ou no portal Senatran, você deverá acessar o site do órgão que aplicou a infração. Por exemplo, acesse a página da ANTT para emitir a guia de pagamentos antes de pagar seus débitos. Mas, você pode pagar apenas 10 infrações por guia. Portanto, regularize sua situação pagando ou recorrendo de uma multa Renainf porque ela vai impedir que você faça o licenciamento até que seja quitada.