A partir do primeiro dia de maio, os motoristas profissionais que não estiverem em dia com o exame toxicológico serão multados pelo Detran. Esta medida, que havia sido suspensa nos últimos anos, volta a ser aplicada e impacta os motoristas das categorias C, D e E. Os infratores poderão receber multas de quase R$ 1.500 e acumular sete pontos na carteira.
Detran: A Importância do Exame Toxicológico
Adilson Martins, um consultor de energia que reside no interior de São Paulo, nunca deixou de fazer o exame toxicológico, mesmo durante o período de suspensão das multas. Ele entende que a segurança no trânsito é uma combinação de diversos fatores, incluindo as condições do veículo, a condição da estrada e, principalmente, a condição do motorista.
Impacto das Substâncias no Corpo do Motorista
O vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Ricardo Hegele, explica que as drogas impactam o corpo de duas maneiras distintas. As substâncias estimulantes, como a cocaína e as anfetaminas, estão associadas a um excesso de velocidade. Em contrapartida, substâncias depressoras do sistema nervoso central, como a maconha e o álcool, aumentam o tempo de reação do motorista, prejudicando sua atenção e coordenação.
Exame Toxicológico – Uma Obrigação desde 2016
O exame toxicológico tornou-se obrigatório em 2016 para os motoristas das categorias C, D e E. No entanto, a aplicação da multa para os motoristas que não estivessem em dia com o exame foi suspensa nos últimos anos.
Como faço para agendar meu exame?
Para agendar o seu exame toxicológico, siga estas etapas:
Escolha um Laboratório Credenciado: Primeiramente, verifique quais laboratórios estão credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para realizar o exame toxicológico. Você pode encontrar essa informação no site do Detran ou entrando em contato com eles diretamente.
Agende a Coleta: Entre em contato com o laboratório escolhido e agende a data e horário para a coleta da amostra. Certifique-se de levar um documento de identificação válido no dia do exame.
Realize a Coleta: No dia agendado, compareça ao laboratório e forneça a amostra de cabelo, unha ou urina, conforme as orientações do laboratório. O exame detecta substâncias consumidas nos últimos 90 dias.
Aguarde o Resultado: O laboratório processará a amostra e emitirá o resultado. Esse processo geralmente leva alguns dias. Mantenha-se informado sobre o status do seu exame.
Receba o Laudo: Assim que o resultado estiver pronto, você receberá um laudo informando se o exame foi positivo ou negativo para substâncias tóxicas. Caso seja positivo, você deverá seguir as orientações do Detran para regularizar a sua situação.
Lembre-se de que é importante manter o exame em dia para evitar multas e pontos na carteira de habilitação. Boa sorte!
A Volta das Multas
A partir de 1º de maio, motoristas das categorias C, D e E que não estiverem em dia com o exame toxicológico serão multados em quase R$ 1.500. Esta infração é considerada gravíssima, e o condutor ainda recebe sete pontos na carteira de habilitação.
Aumento na Demanda pelo Teste
Em uma rede de laboratórios visitada pela equipe de reportagem, a demanda pelo teste subiu 36% em abril, em comparação com o mês de março. Todos os dias, milhares de exames de todas as partes do Brasil chegam ao laboratório.
Como é Feito o Exame Toxicológico
Andressa Benedetti Martins, farmacêutica bioquímica coordenadora e responsável técnica pela toxicologia do laboratório, explica que duas amostras de cabelo ou pelo são coletadas para a realização do exame. “Uma amostra é destinada para prova e outra para contraprova. Nessa análise, então, a gente avalia as drogas exigidas pela legislação”, diz ela.
Este exame precisa ser feito a cada dois anos e meio em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Silvanio Pereira de Souza, um motorista que trabalha com caminhão-guincho recolhendo veículos que se envolveram em acidentes, entende a importância de manter o exame toxicológico em dia. “Não adianta ter pressa para chegar, o importante é chegar. E não adianta colocar alguma coisa a mais na veia que não vai resolver nada”, diz ele.
Os profissionais da estrada precisam estar em dia com o exame toxicológico para garantir a segurança de todos os usuários das rodovias brasileiras. A partir de 1º de maio, quem não estiver em dia com o exame será multado pelo Detran.