Você sabe que existe multa por pneu careca, não é mesmo? Mas, você sabe como identificar um pneu que esteja nessas condições? Nesta matéria, vamos falar um pouco mais sobre o assunto para deixar bem claro quais são os limites para rodar nessas condições. Afinal, quando trocar e por que posso ser multado por isso? Logo abaixo, você vai entender tudo sobre o tema. Confira:
O que é um pneu careca?
Em primeiro lugar, você precisa entender o que é para compreender a necessidade da multa por pneu careca. Já que, os pneus não são vendidos com a borracha lisa para os consumidores que, por sua vez, precisam acompanhar o desgaste e realizar a troca desses itens quando necessário.
Afinal, os pneus contêm sulcos, cavidades e frisos que auxiliam na hora de manter a segurança para dirigir em atrito com o solo. Pois, essas ranhuras permitem que o carro não escorregue em dias de chuva ou não furem em dias mais quentes com facilidade. Por causa disso, o ato de dirigir com pneu careca é uma infração de natureza grave e vamos falar mais sobre isso logo a seguir. Confira:
Qual o valor da multa por pneu careca?
Como foi dito, a condição dos pneus é essencial para garantir a segurança das pessoas em quaisquer veículos. Por causa disso, todo cuidado é pouco para evitar acidentes relacionados à falta de aderência desses componentes tão importantes à estabilidade do automóvel nas vias. Além disso, quem dirige com pneu nessas condições está cometendo uma infração grave e as penalidades são aplicadas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Veja abaixo:
Segundo o CTB, a infração grave acarreta em multa no valor de R$ 195, 23 e o motorista fica sujeito à aplicação de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O artigo 4 da Resolução do CONTRAN de número 588 é o que estabelece essas penas a serem aplicadas. Além disso, o estepe pode resultar em infrações também.
Pois, o inciso 9 do artigo 230 do CTB estabelece que possuir qualquer equipamento ineficiente resulta em infração de natureza grave. Por isso, a multa por pneu careca no estepe tem as mesmas penalidades aplicadas ao motorista.
Por fim, o artigo 270 do CTB tem relação com esse tipo de ocorrência também. De acordo com o CTB, o veículo deve ser liberado mediante o recolhimento do CRLV para o condutor habilitado. Este, por sua vez, deve regularizar a situação em até 30 dias a partir do momento da autuação. Mas, o oficial pode solicitar que o veículo seja consertado no local da abordagem e isso demanda um profissional de borracharia, por exemplo.
Conclusão
Como vimos, a multa por pneu careca é salgada, não é mesmo? Afinal, a pessoa precisa pagar R$ 195, 47 por andar com pneu desgastado nas vias públicas. Por causa disso, não vale a pena correr esse risco sabendo que acidentes podem acontecer e que a penalidade é praticamente o valor que seria gasto para trocar esse componente na maioria dos veículos, não é mesmo?