Será que vale a pena pagar multa com desconto? Quem já foi multado dirá que sim porque não existe nada mais desanimador do que ter mais contas a pagar, não é mesmo? Mesmo que tenhamos cometido infrações de trânsito, não gostamos de gastar dinheiro com esse tipo de situação, não é? Nessa hora, muita gente recorre à possibilidade de pagar as multas com descontos e é sobre isso que vamos falar nesta matéria.
Será que vale a pena pagar multa com desconto?
Não existe nada pior do que receber infrações e ter que lidar com as multas que estão relacionadas a isso, não é? Afinal, algumas são bem severas e podem fazer com que os motoristas tenham que pagar milhares de reais aos órgãos de trânsito por causa de práticas incorretas nas vias públicas.
Nessa hora, muitos procuram opções para reduzir o valor a ser pago. Mas, será que vale a pena pagar multa com desconto? Essa possibilidade existe por causa do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) que permite que o condutor tenha até 40% de desconto no pagamento da penalidade.
Além disso, o pagamento da multa com desconto pode ser feito quando o condutor paga esse débito antes do prazo de vencimento de acordo com o artigo 284 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). De acordo com a lei, o motorista pode pagar multa com desconto de até 20% se quitar esse débito antes do prazo apresentado na infração. Nesse caso, o condutor ainda poderá recorrer da infração que o dinheiro será devolvido se o condutor provar que estava certo e que a infração é injusta.
Mas, vale a pena pagar multa com desconto de 40% do SNE?
Dito isso, precisamos falar sobre o desconto oferecido pela SNE que é o dobro do que o CTB oferece para os condutores. À primeira vista, qualquer motorista dirá que vale a pena pagar com 40% de desconto, não é mesmo? Afinal, isso resulta em quase metade do valor a ser pago pela infração cometida.
No entanto, o condutor não poderá recorrer daquela infração se optar por realizar o pagamento com desconto da SNE. Consequentemente, o infrator receberá todos os pontos relacionados à natureza da infração que fora cometida. Por isso, não é vantagem quando se trata de uma infração gravíssima que pode reduzir o limite de pontos desse motorista para os anos seguintes.
Por causa disso, muitos motoristas recorrem ao pagamento da multa antes do prazo de vencimento que resulta em um desconto de 20% e recorrem da infração. Desse modo, o condutor não será penalizado enquanto o processo não for julgado em instâncias superiores relacionadas ao direito de trânsito.
Por outro lado, motoristas que recebem infrações em veículos que não estejam registrados em seus nomes preferem o desconto da SNE. Afinal, os pontos não são direcionados para a Pessoa Física que é proprietária do veiculo e não contém CNH. Por isso, a penalidade é apenas a multa que, por sua vez, o condutor infrator poderá pagar multa com desconto de até 40%. Nesse caso específico, vale a pena pagar multa com desconto.