Nesta matéria, vamos falar sobre o efeito suspensivo na multa do bafômetro. Afinal, essa é uma das infrações que mais geram dúvidas entre os condutores que não perdem o costume errado de beber e dirigir. Sendo assim, veja este artigo até o final para entender tudo sobre a penalidade imposta àqueles que cometem esse ato ilegal e irresponsável no trânsito:
Entenda como funciona o efeito suspensivo na multa do bafômetro
A multa do bafômetro é uma das mais temidas para os condutores, seja pelo custo alto a ser pago, seja pelas penalidades envolvidas nessa infração. Afinal, o pagamento do débito é apenas a ponta do iceberg quando se trata da infração por assumir o volante sob efeito de álcool. Sendo assim, veja mais!
Quando você é multado por causa do bafômetro é natural que a dúvida sobre o que fazer em seguida é muito comum. Por isso, você precisa entender mais sobre o efeito suspensivo que é uma das maneiras de se defender da multa aplicada por embriaguez ao volante. Visto que, as leis ficaram mais rígidas em relação à prática de coibir quem dirige embriagado. Portanto, se isso aconteceu com você, veja mais sobre essa forma de se defender muito usada pelos condutores:
Como funciona o efeito suspensivo na multa do bafômetro
Em primeiro lugar, você precisa entender que existem normas e procedimentos que são essenciais para apresentar sua defesa em casos de infrações de trânsito. Afinal, todo motorista tem direito à defesa de qualquer infração que tenha sido aplicada em três instâncias. Nesse sentido, o efeito suspensivo é um deles e tem sido muito usado por motoristas a fim de fugir da infração causada pelo bafômetro.
Como todos sabem, o sistema de trânsito brasileiro gera muitas multas espalhadas pelo território nacional. Desse modo, podemos concluir que diversos recursos estão parados esperando a vez de serem julgados em órgãos jurídicos responsáveis pela aplicação das leis. Nesse sentido, alguns condutores aproveitam dessa demora para fugir de penalidade relacionadas às infrações que foram cometidas.
O condutor pode apresentar defesa prévia quando é flagrado cometendo alguma infração de trânsito. Além disso, o motorista pode recorrer à primeira instância e à segunda instância caso seja negado seu pedido de arquivamento ou cancelamento da infração. Esse andamento leva tempo e é aí que entra o efeito suspensivo na multa do bafômetro. Afinal, o condutor não será submetido às penalidades impostas, seja o pagamento, seja a aplicação de pontos na CNH até que o processo tenha passado em todas as instâncias.
Conclusão
Desse modo, podemos concluir que o recurso contra imposição da multa é uma das maneiras de evitar as penalidades relacionadas à infração cometida. Ou seja, a multa ou apreensão do documento acontecerá somente quando os recursos de defesa estiverem esgotados. No artigo 25 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) está escrito que nenhuma infração poderá ser imposta ao condutor enquanto o processo administrativo estiver em andamento em alguma instância. Desse modo, o efeito suspensivo na multa do bafômetro é a melhor saída para os motoristas que foram flagrados nesse teste realizado pelos agentes de trânsito.