Você sabe o que pode acontecer se o seu veículo estiver com o farol queimado? Nesta matéria, vamos falar sobre o que pode causar o problema e quais as consequências de dirigir nessas condições. Sendo assim, veja essa matéria completa e entenda a importância de se manter atento às condições das lanternas e faróis do seu veículo!
O que pode causar farol queimado?
Não é raro encontrar motoristas circulando pelas vias públicas em seus veículos com farol queimado, não é mesmo? Muitas vezes, você pensa que um carro é uma moto porque somente uma lanterna está acesa e à distância podemos nos enganar. Por isso, vamos falar o que diz a legislação de trânsito sobre essa prática tão costumeira no Brasil até hoje.
Visto que, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece todas as leis relacionadas à manutenção e conservação dos veículos. Nesse sentido, os faróis são muito importantes para identificação dos automóveis, especialmente à noite. Por causa disso, precisamos fazer a manutenção preventiva antes de realizar quaisquer viagens para ter certeza de que todos os faróis estão funcionando.
Visto que, os faróis podem deixar de funcionar por diversos motivos relacionados aos componentes elétricos que os mantêm em bom estado. No entanto, não é raro encontrar condutores que não percebem que a lâmpada de farol baixo, por exemplo, está queimada e não conferem isso antes de sair de casa. Então, os agentes de fiscalização aplicam penalidades e é sobre isso que vamos falar a seguir. Confira:
Consequências de andar com farol queimado
O artigo 40 do CTB trata sobre as regras gerais de circulação e isso envolve a iluminação dos faróis também. De acordo com essa lei, a luz baixa deve permanecer acesa à noite e até mesmo durante o dia. Exceto em momentos que podem causar incômodo aos outros motoristas, podemos usar a luz alta dos faróis em rodovias para melhorar a visibilidade da via.
Quem não respeita essas regras ou circula com farol queimado comete infração de trânsito prevista no artigo 230, inciso XXII do CTB. Segundo ela, quem dirige nessas condições está cometendo uma infração de natureza média. Desse modo, o condutor será multado e ainda terá a aplicação de 4 pontos na CNH por circular nessas condições.
A multa por andar com farol queimado é de R$ 130,16 e o proprietário do veículo deverá regularizar essa situação o quanto antes. Visto que, o farol é um dos itens de segurança obrigatórios para circulação de quaisquer veículos. Sendo assim, precisamos estar atentos quanto às condições de funcionamento desses itens essenciais para garantir nossa segurança nas vias públicas.
Como recorrer à multa por farol queimado?
A multa por farol queimado é passível de recurso assim como qualquer infração de trânsito. Portanto, todo condutor que é notificado pode apresentar defesa prévia assim que receber a notificação. Sendo assim, a multa poderá ser convertida em medida administrativa (multa de balcão) sem gerar pontos na CNH nem débitos a serem pagos pelo motorista. Todavia, o proprietário precisa corrigir o problema do farol queimado para evitar novas multas.