Será que posso parcelar multa atrasada? Quem nunca recebeu uma multa de trânsito em um momento que não conseguiria realizar o pagamento dessa conta, não é mesmo? Afinal, ninguém faz planos financeiros considerando que irá cometer ações ilegais nas ruas. Por causa disso, muitos deixam de pagar esses débitos dentro do prazo de validade que é oferecido e isso pode resultar em muita dor de cabeça.
Visto que, a falta de pagamento de multa pode resultar em inscrição na dívida ativa. Desse modo, o governo usará maneiras legais de cobrar esse débito e isso pode envolver até penhora de bens e congelamento de contas bancárias para quitação dos valores a serem pagos. Por causa disso, a melhor opção para evitar esses problemas pode ser o parcelamento da multa, não é mesmo? Mas, será que posso parcelar multa atrasada? Veja a seguir!
Será que posso parcelar multa atrasada?
Se você está pensando em parcelar multa vencida para se livrar desse débito, não se preocupe porque essa possibilidade existe. Hoje em dia, você pode encontrar diversos aplicativos que fornecem essa funcionalidade para os motoristas que deixaram a multa vencer antes de realizar o pagamento.
No entanto, todos os aplicativos e sites que fornecem essa opção cobram taxas para realização do pagamento. Nesse caso, será que posso parcelar multa atrasada sem pagar taxas? Para isso, você precisa realizar o procedimento pelo sistema do Departamento de Trânsito, seja online, seja presencialmente. Veja abaixo o passo a passo:
Passo a passo para parcelar multa atrasada pelo Detran na internet
O parcelamento de multa atrasada é possível e pode ser feito pela internet de forma rápida em apenas alguns cliques. Mas, esse procedimento varia de uma região para outra do país e não está disponível para todos os estados. Se você mora em uma das regiões que permitem isso, veja o passo a passo para parcelar sua multa agora mesmo:
- Em primeiro lugar, você precisa acessar o site do Detran para verificar se o serviço está disponível no seu estado;
- Se sim, preencha as informações necessárias para realizar o cadastro no sistema e saber quais são as multas que estão cadastradas em seu nome ou veículo;
- No site do Detran, você conseguirá ver quais instituições financeiras são credenciadas para realizar o parcelamento da multa;
- Negocie com as agências bancárias e realize o parcelamento diretamente pela internet.
Se quiser, você pode ir presencialmente às unidades do Detran para solicitar o parcelamento das multas atrasadas também. Nesse caso, veja o passo a passo:
Passo a passo para parcelar multa atrasada no Detran presencialmente
Você pode realizar o parcelamento da multa atrasada indo presencialmente ao Detran com o número do Renavam, cartão de crédito e documento com foto. Em alguns estados, o agente solicitará o CRLV e o licenciamento anterior.
No estado de São Paulo, posso parcelar multa atrasada pelo DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário) presencialmente. Nesse caso, basta ir às unidades com os mesmos documentos para realizar o pagamento e negocias quantas parcelas serão pagas para quitação desse débito.