Você sabia que estar em meio fio rebaixado causa multa? Se não, veja esta matéria e entenda porque essa prática é considerada como infração de trânsito. Afinal, a guia rebaixada serve para indicar que o local é uma entrada e saída de outros veículos, seja de uma garagem, seja de um estacionamento. Portanto, veja qual o valor da multa por estacionar na frente de guias rebaixadas:
Veja o valor da multa por estar em meio fio rebaixado
Muita gente decide rebaixar o meio fio a fim de indicar que o local é uma entrada ou saída de veículos. As regras quanto ao rebaixamento das sarjetas variam de uma prefeitura para outra quanto à possibilidade de rebaixá-las. Apesar dessa singularidade, saiba que você não pode estar em meio fio rebaixado com seu veículo sob pena de multa e até remoção do veículo.
Visto que, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que parar na frente do meio fio rebaixado é uma infração de natureza média. Essa regra é apontada no artigo 181 do Código de Trânsito no inciso IX. Por isso, entenda as razões que explicam porque as multas são aplicadas aos motoristas que estacionam nesses locais:
Qual a função da guia rebaixada?
Para entender melhor, você precisa compreender a função do meio fio rebaixado para entender a necessidade de aplicação de multa para quem parar nesses locais. Visto que, as guias rebaixadas indicam tanto a entrada e saída de veículos quanto o acesso de pessoas com deficiência física.
Por isso, estar em meio fio rebaixado causa multa porque impede a circulação de outras pessoas à calçada, à garagem ou ao estacionamento. Desse modo, o artigo 181, inciso IX, estabelece que essa prática é considerada como infração de natureza média. E, a penalidade para quem estaciona na frente do meio fio rebaixado é multa e aplicação de pontos na CNH. Portanto, veja o valor da multa logo abaixo:
Valor da multa por parar na frente do meio fio rebaixado
A multa por estar na frente do meio fio rebaixado é de R$ 130,16 e o motorista ainda receberá 4 pontos na CNH por causa disso. Além disso, o veículo deverá ser removido do local imediatamente o que implica em reboque dele se o proprietário não estiver presente. Ou seja, você pode não encontrar seu carro quando voltar ao local que estacionou se resolveu parar na frente da guia rebaixada.
Afinal, imagine que você parou na frente do meio fio rebaixado e nem se deu conta de que se tratava de uma entrada e saída de veículos. Quando outro motorista quiser sair daquele local e não estiver conseguindo porque você está no caminho, saiba que ele vai solicitar a remoção do veículo e isso gera as consequências que apontamos acima.
Se alguém parar na frente do seu meio fio rebaixado, saiba que basta ligar para a secretaria municipal da sua cidade por meio do Portal 156. Desse modo, os órgãos responsáveis realizam a remoção e aplicam a multa por estar em meio fio rebaixado.