A multa por jogar água em pedestre pode surpreender quem pensava que essa prática não era infração de trânsito. Então, se você está incluído na parcela da população que comete esse ato sem considerar as consequências legais, veja esta matéria. Dessa forma, você vai mudar de ideia quando estiver pensando em passar sobre uma poça de água para molhar quem está à pé na calçada. Então, leia mais:
Veja tudo sobre a multa por jogar água em pedestre
Sabe-se que os dias chuvosos merecem atenção redobrada dos motoristas, não é mesmo? Afinal, os veículos perdem aderência e ficam sujeitos aos acidentes com mais facilidade. No entanto, a direção defensiva não deve ser voltada apenas para garantir a segurança daqueles que estão dentro do carro. Visto que, o dia chuvoso é ainda mais difícil para quem é pedestre.
Afinal, os pedestres precisam lidar com a proteção da chuva, seja com capas, seja com guarda-chuvas e com os veículos ao mesmo tempo. Já que, alguns motoristas passam sobre poças e jogam água nos caminhantes que estão sobre as calçadas. Por causa disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que essa prática é uma infração de natureza média passível de multa. Veja a seguir:
Qual a multa por jogar água em pedestre?
O CTB estabelece todas as regras que envolvem as práticas legais no trânsito, seja para motoristas, seja para ciclistas, seja para pedestres. Nesse sentido, todos os participantes das vias públicas devem manter respeito às regras impostas pela legislação vigente. E, o Código de Trânsito entende que jogar água em pedestre é uma infração média.
Por isso, o motorista poderá receber multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na CNH. Desse modo, pense por si mesmo se vale a pena passar em poças de água para molhar caminhantes prejudicando ao próximo e sendo penalizado por isso. Mas, será que podemos evitar essa prática? Veja a seguir:
Como evitar a multa por jogar água em pedestres
Como foi dito, o ato de dirigir em dias chuvosos demanda mais cuidado dos motoristas e isso tem relação com as pessoas que compartilham as mesmas vias públicas como os pedestres. Portanto, você precisa entender que se passar de forma rápida sobre as poças poderá resultar em caminhantes completamente molhados com a água suja da chuva nas ruas, não é mesmo? Então, reduza a velocidade ao máximo possível a fim de evitar que isso aconteça.
Caso contrário, o próprio pedestre poderá tomar as medidas necessárias a fim de aplicar a sua penalidade por jogar água nas pessoas com seu veículo. Para isso, basta anotar o número da sua placa e se dirigir à delegacia mais próxima para registrar sua ação. Nesse caso, a imagem de câmeras locais é suficiente para resultar na punição que mencionamos acima.
Além disso, o agente de trânsito pode flagrar o motorista que jogou água no pedestre em dias de chuva. Desse modo, a multa por jogar água em pedestre será aplicada e os pontos serão devidamente acrescentados à CNH desse condutor.