Você sabe o que são as áreas de acalmamento no trânsito? Estas áreas já estão presentes em diversas vias pelo Brasil e tem como foco garantir mais paz no trânsito por meio de uma medida interessante e que promove a boa convivência.
Se você quer entender mais sobre o que significa, então continue a leitura e veja tudo sobre o assunto.
O que são áreas de acalmamento no trânsito?
Áreas de acalmamento servem para reduzir a velocidade dos veículos, melhorar a segurança e promover o uso compartilhado das vias entre motoristas, ciclistas e pedestres. Essas áreas surgiram para criar um ambiente mais seguro e confortável, reduzindo então acidentes e facilitando a convivência no trânsito.
Sendo assim, elas são específicas em áreas urbanas com foco para moderar a velocidade dos veículos. Essas estratégias incluem a instalação de lombadas, faixas de pedestres elevadas, estreitamento de vias e criação de rotatórias. O objetivo principal é criar um ambiente mais seguro e agradável para todos os usuários das vias, incluindo pedestres, ciclistas e motoristas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outras autoridades de trânsito adotam essas áreas para diminuir o número de acidentes e melhorar a qualidade de vida urbana. Com a redução da velocidade dos veículos, o risco de batidas graves é muito menor.
Além disso, essas áreas incentivam o uso de modos de transporte mais sustentáveis, como a caminhada e o ciclismo, promovendo uma mobilidade urbana mais equilibrada.
Assim, o projeto considera o comportamento dos usuários e as características do local.
Por exemplo, em áreas com alta circulação de pedestres, como escolas, parques e centros comerciais, a implementação de áreas de acalmamento é essencial para se ter mais segurança. As mudanças no design urbano, como a ampliação de calçadas e a criação de espaços verdes, também contribuem para um ambiente mais acolhedor.
Quais as características das áreas de acalmamento?
As áreas de acalmamento tem limites de velocidade menores, design de ruas que desestimula altas velocidades e priorização de pedestres. Ainda, contam com faixas elevadas, lombadas, ruas mais estreitas e curvas, o que cria um ambiente mais seguro e confortável para todos.
Sendo assim, essas áreas tem diversas qualidades para deixar o trânsito muito mais seguro. Uma das principais é justamente o menor limite de velocidade, que pode ser de, em média, 30Km/h. Assim, o tempo de reação dos motoristas fica sendo muito maior e evita acidentes.
Como citamos, o design das ruas também ajuda muito. Com menos faixas, mais curvas e quebra-molas ou lombadas, o trânsito fica mais seguro e ajuda a manter a velocidade sempre baixa.
A priorização dos pedestres é um ponto fundamental nas áreas de acalmamento. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os pedestres têm prioridade sobre os veículos. Para garantir essa prioridade, existem faixas de pedestres elevadas, que não só tornam os pedestres mais visíveis para os motoristas, mas também obrigam os veículos a reduzir a velocidade ao se aproximarem.
Além dessas medidas, as áreas de acalmamento também incluem outros elementos, como calçadas maiores, a instalação de sinalização adequada e a criação de espaços verdes.
E aí, entendeu o que são as áreas de acalmamento e como elas contribuem para um trânsito muito mais seguro? Então comente conosco o que você achou dessa inovação.