A circulação em faixa exclusiva é sempre motivo de dúvidas para os motoristas d e todo o Brasil. Afinal, é possível receber multas e cometer infrações de trânsito, caso utilize essa faixa de forma indevida.
Com o intuito de fazer o trânsito fluir mais facilmente, além de agilizar o transporte de passageiros, as prefeituras, principalmente em grandes cidades, criaram faixas exclusivas. Essas vias são destinadas somente para a circulação de ônibus e isso significa que, motoristas de carro de passeio, além de pilotos de motocicletas, estão impedidos de utilizar essa faixa.
Quer saber mais sobre o tema? Fique conosco até o final, pois reunimos todas as informações que você precisa saber sobre isso. Boa leitura!
O que é a faixa exclusiva para ônibus?
A faixa exclusiva para ônibus, como o próprio nome sugere, é uma área em vias urbanas e rodovias, de uso exclusivo do transporte coletivo.
Assim, ela tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e privilegiar os ônibus, tornando o transporte público mais eficiente.
Além disso, com as faixas exclusivas, as prefeituras e administrações, especialmente em grandes cidades, visam evitar grandes congestionamentos e, mesmo que isso venha a ocorrer, que não atrapalhe a mobilidade e a vida dos trabalhadores e demais cidadãos que dependem do transporte público para ir e voltar do trabalho, por exemplo.
Multa por circulação em faixa exclusiva
Atualmente, de acordo com as leis de trânsito brasileiras, a circulação em faixa exclusiva para ônibus é uma infração gravíssima.
Ou seja, de acordo com o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, ou CTB, se você for pego cometendo essa infração, poderá receber uma multa de R$ 293,47, além de outras sanções, como a soma de 7 pontos à sua Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH.
Como evitar multas por circulação em faixa exclusiva?
Para evitar multas por utilizar a faixa exclusiva, é muito importante conhecer as regras. Ou seja, esteja sempre ciente das normas de trânsito, com relação à faixa exclusiva e respeite os horários de restrição, utilizando a faixa somente quando a legislação permitir.
A atenção à sinalização também é uma boa forma de evitar problemas com a circulação em faixa exclusiva. Então, observe as placas que indicam se é proibido ou permitido o uso da via.
Além disso, evite invadir a faixa, se for preciso realizar uma manobra para entrar em um local, por exemplo, faça da maneira correta, sempre evitando invadir a faixa exclusiva.
Para qualquer motorista, estar atento ao trânsito também deve ser imperativo. Assim, você sempre se mantém atento às placas e às sinalizações da via pública.
Por fim, não busque essa faixa, caso esteja em meio a um congestionamento. Afinal, isso não justifica a circulação em faixa exclusiva.
Sempre busque respeitar as leis e contribuir para a segurança no trânsito. Além disso, caso precise recorrer de multas, encontre um advogado que seja especialista em direito de trânsito de sua confiança, para facilitar o seu processo e sua defesa.
A circulação em faixa exclusiva pode causar diversos transtornos. Além de doer no bolso, pode causar acidentes e perdas irreparáveis no trânsito. Fique atento, siga as regras e até a próxima!