De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o prazo para fazer exame toxicológico acaba no dia 31 de março. Então, todos os motoristas com CNH das categorias C, D e E que tem seus documentos vencendo até junho de 2024 devem se apressar. Afinal, semana que vem é o limite para quem está nessa situação.
E, os motoristas que tem a CNH com vencimento entre julho e dezembro devem realizar o exame toxicológico até o dia 30 de abril. Por isso, procure os órgãos de trânsito para regularizar essa situação urgentemente para evitar penalidades que são impostas às pessoas que não seguem as regras.
Já que, todo condutor será multado a partir do dia 1 de maio de 2024 se não estiver com a situação regular com os órgãos de trânsito para o primeiro grupo. E, a partir do dia 31 de maio para quem tem a CNH com vencimento até dezembro deste ano. Veja mais:
Motoristas precisam fazer exame toxicológico até dia 31 de março
De acordo com o Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito), 2,4 milhões de motoristas não fizeram o exame necessário para renovação da CNH nas categorias C, D e E. Somente no estado do Tocantins, mais de 20 mil pessoas precisam realizar esse processo indispensável para se manterem em dia com os órgãos de trânsito.
Por causa disso, o Detran-TO deixa um aviso aos condutores que estão nessa condição sobre a importância do exame toxicológico. Visto que, o vencimento desse teste gera infração gravíssima que acarreta em multa de R$ 1.467 e 7 pontos na CNH do condutor que estiver nessa situação irregular.
A reincidência nessa situação é ainda mais grave e resulta em mais 7 pontos na carteira de motorista além de uma multa de R$ 2.934,70 para o condutor. Além disso, essa pessoa fica proibida de dirigir durante dois anos nesse caso.
Como é o exame toxicológico que precisa ser feito até 31 de março?
O exame toxicológico é essencial para avaliar a capacidade do motorista de se manter atento no trânsito para garantir a sua e a segurança dos outros também. Esse teste deve ser feito em clínicas que sejam credenciadas junto aos órgãos de trânsito locais. Nesse exame, o cabelo, as unhas ou amostras da pele podem ser coletadas para avaliar se o condutor utilizou qualquer entorpecente.
A validade do exame toxicológico é de dois anos e seis meses. No entanto, o motorista perde o direito de dirigir se o resultado do teste for positivo durante 3 meses. Além disso, essa pessoa perde o direito de renovação da CNH durante esse período também. Mas, o que acontece se o condutor se negar a fazer o exame toxicológico? Veja abaixo:
O que acontece se eu negar o exame toxicológico
Todos têm direito a negar a realização do exame toxicológico. No entanto, essa atitude faz com que essa pessoa tenha sua CNH rebaixada à categoria B que não exige a realização desse exame. Nesse caso, o condutor deve procurar a unidade local do Detran para fazer a renovação da CNH com rebaixamento de categoria.