Será que usar som automotivo dá multa? Se você tem essa curiosidade a respeito desta modificação tão popular nos carros de passeio, então chegou ao lugar certo, pois iremos te explicar exatamente como pode ocorrer essa infração e em quais casos ela se aplica.
Se você está pretendendo colocar um som potente no seu carro ou mesmo se já tem um, é muito importante ficar atento a estas regras para evitar uma surpresa em forma de multa. Continue a leitura então e descubra agora todas as nuances desta infração de trânsito.
Som automotivo dá multa?
Sim, a depender do caso. Conforme estabelecido pelo CONTRAN, a multa por som automotivo em volume excessivo tem um custo de R$ 195,23, sendo considerada uma infração grave que ainda adiciona 5 pontos na CNH do condutor.
Essa medida serve para evitar que causem perturbação ao sossego público, especialmente no que diz o som dos carros.
Antes, a medição do volume de som acima de 80 decibéis acontecia por meio de aparelhos específicos. No entanto, devido à dificuldade de aferição em tempo real, o CONTRAN optou por simplificar o processo.
A partir de outubro de 2016, passou a ser suficiente que o som do veículo se ouça do lado de fora para que a multa esteja valendo, desde que isso cause perturbação ao sossego público.
Essa medida facilitou a aplicação da lei, tornando-a mais efetiva na prática. A Resolução 624 do CONTRAN estabeleceu que, se o som do veículo der para se ouvir fora do carro e perturbar o sossego público, o motorista receberá autuação por infração grave, sujeito à multa e à adição de pontos na CNH.
Assim, percebemos que som automotivo dá multa. Mas vale dizer ainda que a perturbação ao sossego público não tem relação apenas com o volume do som, mas também com a situação. Por exemplo, em locais residenciais ou de concentração de pessoas, o impacto do som excessivo pode ser maior e, portanto, mais passível de autuação.
Existem exceções para a lei?
Sim. Como em toda situação, existem casos específicos em que a lei não se aplica. De acordo com a nova resolução do CONTRAN, certos tipos de ruídos não se consideram como infrações. Sendo assim, aqui entra os sons de ambulâncias, sirenes, buzinas e similares.
Além disso, outros tipos de sons que não se considera como infrações são os de carros de publicidade, comunicação e entretenimento, desde que tenham autorização.
Essas exceções são importantes para garantir que certos tipos de ruídos necessários ou autorizados não resultem em multas por som alto em veículos.
Por fim, depois de ficar ciente que som automotivo dá multa, ainda é bom lembrar que recorrer de multa sempre é possível. Nesse caso, junte as documentações necessárias e provas para garantir que se veja que a infração foi injusta.
Agora que você já sabe que o som automotivo dá multa, então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos e familiares e comente conosco sua opinião a respeito desta infração de trânsito que não é muito conhecida.