Você saber se rebaixar carro dá multa para evitar problemas com os órgãos de trânsito? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o rebaixamento de veículos e como fazer isso de maneira legal. Afinal, a legislação de trânsito trata sobre esse assunto em diversos pontos e precisamos abordar todos nesta matéria. Portanto, veja até o final!
Descubra agora se rebaixar carro dá multa
O ato de rebaixar carro exige mudanças na estrutura do sistema de suspensões e na estrutura original do seu veículo. Apesar de ser comum, você precisa entender que rebaixar carro dá multa quando não se toma os devidos cuidados em relação a tal mudança. Afinal, essa modificação deve acompanhar as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por isso, você precisa estar ciente das regras atuais e seguir todo o procedimento necessário para evitar problemas com os órgãos de trânsito. Visto que, rebaixar carro dá multa quando não se considera a segurança e a manutenção do desempenho do seu veículo. Portanto, veja o processo necessário para evitar multas por rebaixar seu carro:
Qual a multa por rebaixar carro?
Em primeiro lugar, você precisa compreender que toda mudança, seja na cor, seja na estrutura do veiculo precisa ser autorizada e constar no registro do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Caso contrário, rebaixar carro dá multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH do condutor.
Afinal, a legislação entende que toda mudança precisa ser autorizada e devidamente registrada pelos órgãos de trânsito competentes. Além disso, essa infração pode levar à retenção do veículo seguindo as ordens do artigo 230 do CTB. Por isso, veja como rebaixar seu carro sem correr esses riscos:
Como posso rebaixar meu veículo seguindo a lei?
Em 2014, o Contran passou a permitir que os carros rebaixados sejam regularizados seguindo algumas regras estabelecidas pelo órgão. Afinal, o proprietário precisa solicitar a autorização ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) antes de realizar mudanças nas características originais do veículo. Para isso, o condutor precisa preencher um formulário encontrado no site do Detran.
Depois de autorizar, o condutor poderá realizar o rebaixamento e a legalidade dessa mudança é garantida pela emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular). Para isso, o carro deverá ser submetido à vistoria em uma empresa credenciada pelo Inmetro. Afinal, a altura mínima do carro rebaixado deve ser superior a 100 mm em relação ao solo e o conjunto de pneus não deve tocar em qualquer parte do veículo no teste de esterçamento. Assim, você será autorizado a manter seu carro nessas condições de forma legalizada.
Por que rebaixar carro dá multa se não regularizar a situação?
O artigo 230 do CTB não trata diretamente sobre o rebaixamento de veículos. Mas, esse código afirma que toda mudança nas características originais do automóvel devem ser autorizadas pelo Departamento de Trânsito do seu estado. Afinal, o documento será alterado e este deverá ser apresentado aos agentes de fiscalização durante uma abordagem. Estes,, por sua vez, dirão que rebaixar carro dá multa quando a atualização não consta no CRLV.