“Tomei uma multa autossuspensiva, e agora? ” Essa pergunta chega doer na alma quando alguém fala em voz alta. Afinal, essa infração faz com que o condutor perca o direito de dirigir a partir do momento em que foi autuado. Mas, se isso aconteceu contigo, você já sabe que precisa de ajuda, não é mesmo?
Então, vamos falar mais sobre esse assunto agora mesmo. Afinal, essa questão gera muitas dúvidas e precisamos entrar em detalhes para deixar bem claro para quem está lendo. Portanto, veja o que é e o que fazer quando recebe uma multa autossuspensiva durante a leitura dessa matéria:
O que é multa autossuspensiva?
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) fala tudo sobre as infrações de trânsito existentes no Brasil. Segundo a legislação brasileira, elas podem ser categorizadas como leves, médias, graves e gravíssimas. Estas últimas, por sua vez, são as que mais causam problemas para os condutores.
Visto que, a infração gravíssima aplica 7 pontos na CNH do condutor e multa no valor de R$ 293,47. Além disso, a multa poderá ser multiplicada por diversos fatores agravantes levando esse valor a ser multiplicado 60 vezes em casos mais graves.
Portanto, podemos dizer que todas multa autossupensiva é uma infração gravíssima de caráter ainda mais grave dentro desse grupo. Logo abaixo, vamos falar sobre alguns exemplos que podem levar à perda do direito de dirigir durante a autuação realizada pelo agente de trânsito no local da abordagem. Confira:
Exemplos de multa autossuspensiva
Toda multa autossuspensiva fará com que o condutor perca o direito de dirigir durante o ato da abordagem. Portanto, veja alguns exemplos que levam a tal situação agravante:
- Dirigir sob influência de álcool;
- Recusar o teste do bafômetro;
- Dirigir ameaçando pedestres ou demais automóveis;
- Praticar rachas;
- Deixar de prestar socorro em acidentes que o condutor comete a infração;
- Transitar em velocidade maior do que 50% do limite permitido;
- Interromper o trânsito com seu veiculo nas vias públicas.
Se você cometeu uma dessas infrações listadas acima deve estar se perguntando o que fazer agora com sua multa autossuspensiva, não é mesmo? Então, veja abaixo:
O que fazer ao receber uma multa autossuspensiva?
Se você não recorrer da multa, o Detran será informado em até 90 dias depois da abordagem realizada. Desse modo, o prazo de suspensão do direito de dirigir será iniciado. Após o prazo que varia de acordo com a infração cometida, o condutor deverá realizar o curso de reciclagem para obter o direito de dirigir novamente.
Para isso, você precisa procurar o CFC (Centro de Formação de Condutores) mais próximo para iniciar o curso teórico que é essencial para adquirir seu direito de dirigir novamente. Lá você vai receber 30 horas de aulas e deverá realizar um exame com 30 questões a serem respondidas ao final do curso.
Não podemos deixar de falar que o motorista que insiste em continuar dirigindo durante o prazo em que está com a CNH suspensa poderá ter o documento cassado. Portanto, a multa autossuspensiva demanda que o motorista espere o prazo de suspensão terminar para voltar ao volante novamente.