O Rodízio de São Paulo é chamado de Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores. Esse programa é regulamentado pela prefeitura paulistana que relaciona a proibição de circulação à placa do automóvel. Logo abaixo, vamos falar sobre o rodízio São Paulo em agosto de 2024. Portanto, se você não conhece as regras que determinam esse programa, veja até o final:
Veja tudo sobre o Rodízio de São Paulo Agosto 2024
O rodízio São Paulo Agosto 2024 é concebido pela lei número 12.490 e 1997 e complementada pela lei número 14.751 de maio de 2008 e regulamentado pelos decretos 58.584 e 58.604 de janeiro de 2019.
A meta desse programa é a diminuição da circulação de veículos para melhorar as condições para todos que dividem as vias. Afinal, a quantidade menor de veículos em circulação promove um trânsito mais fluido e reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?
O rodízio São Paulo vale de segunda a sexta-feira e o dia que você não pode circular com seu veículo depende do final da placa dele. Portanto, você fica impedido de sair com seu automóvel em algumas vias importantes da cidade durante seis horas do dia. Essa medida pode ser aplicada aos veículos registrados em outras cidades que estejam circulando pela capital paulista.
Desse modo, quem deseja visitar São Paulo precisa se informar sobre as datas e a possibilidade de transitar com os veículos de acordo com as regras do rodízio paulistano. De forma geral, essa restrição acontece das 7h às 10h e das 17h à 20h que são os horários de tráfego mais intenso.
Dias e ruas do rodízio de São Paulo pelo final da placa
Como foi dito, o número final da placa é o que estabelece as regras para circulação dos veículos no rodízio São Paulo em agosto 2024. Portanto, entenda quais são as placas e os dias que impedem a circulação de veículos sob pena de multa para quem desrespeita essa lei:
- Placas com final 1 e 2 são impedidas de circular às segunda-feiras;
- Placas com final 3 e 4 são impedidas de circular às terça-feiras;
- Placas com final 5 e 6 são impedidas de circular às quarta-feiras;
- Placas com final 7 e 8 são impedidas de circular às quinta-feiras;
- Placas com final 9 e 0 são impedidas de circular às sexta-feiras pelo rodízio São Paulo em agosto 2024.
Além disso, o rodízio São Paulo vale apenas para o centro expandido da capital paulista que considera as seguintes vias:
- Marginal Tietê entre a Avenina Salim Farah Maluf e Marginal Pinheiros;
- Marginal Pinheiros da Marginal Tietê até Avenida dos Bandeirantes;
- Avenida D’Escragnolle Taunay;
- Complexo viário Maria Maluf;
- Avenida Tancredo Neves;
- Avenida das Junta Provisórias;
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo entre o viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Salim Farah Maluf.
Essas regras valem para o rodízio São Paulo em agosto de 2024. Portanto, programe-se antes de sair de casa para visitar a capital paulista para evitar multas durante o passeio ou sua viagem a negócios.