Hoje vamos falar sobre a multa por estacionar em guia rebaixada. Vamos entender qual o valor atualizado da multa, o que é esta infração, bem como diversas outras informações úteis e importantes para você que é condutor e que está todos os dias no trânsito.
Sendo assim, continue acompanhando e fique por dentro de todas as informações e embasamentos legais referentes a este tipo de infração de trânsito. Confira agora mesmo.
O que é guia rebaixada?
A guia rebaixada é um rebaixamento na calçada para facilitar o acesso de veículos às garagens e estacionamentos. Ela é importante para a acessibilidade, permitindo a entrada e saída segura de veículos sem danificar a calçada ou o carro.
Sendo assim, conseguimos então compreender que esta parte da calçada serve justamente para acessar uma garagem, por exemplo. Com isso, estacionar seu carro bem em frente a este local, iria impedir o acesso.
Vale lembrar que se você estacionar numa guia rebaixada de um local onde não haja estacionamento ou nenhuma entrada ou saída de veículos, pode sim estacionar.
É bem importante notar que esse impedimento é grave e poderia impedir alguém de entrar e sair do local em questão, causando diversos transtornos. Vamos ver em seguida qual a multa por estacionar em guia rebaixada.
Qual a multa por estacionar em guia rebaixada?
A multa por estacionar em guia rebaixada é de R$130,16. A infração ainda adiciona 4 pontos na CNH do condutor infrator, já que a ação representa uma obstrução em entrada e saída de veículos.
Encontramos então o embasamento legal desta infração no artigo 181 do CTB.
“Art. 181:
IX – onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos:
- Infração – média;
- Penalidade – multa;
- Medida administrativa – remoção do veículo.”
Como podemos perceber, pode acontecer até mesmo o guinchamento do veículo para desobstruir a passagem. E claro, retirar um carro dos pátios do Detran pode ser muito caro, daí a necessidade de se ter atenção redobrada na hora de estacionar.
Posso parar em guia rebaixada?
Sim. Parar apenas para embarque ou desembarque e ações rápidas não obstrui a passagem portanto, é sim possível parar rapidamente e então seguir, sem levar uma multa.
É importante entender a diferença entre parar e estacionar. Estacionar significa que você irá deixar o carro no mesmo local por longos períodos, mesmo que você fique dentro dele. Já parar, se configura como uma ação rápida em que apenas se faz um embarque e desembarque, por exemplo.
Com isso em mente, temos sim a certeza de que parar em guia rebaixada é permitido, mas estacionar em guia rebaixada não é, e pode gerar multa e guinchamento do seu carro. Fique atento a estas diferenças para não incorrer em multas inesperadas.
Entendeu agora tudo a respeito sobre a multa por estacionar em guia rebaixada? Entendeu o que é e o que não é permitido nestes casos? Então fique sempre atento ou atenta para não cometer esta infração e compartilhe este artigo para que mais pessoas saibam sobre este assunto.