Quem já cometeu infrações de trânsito gravíssimas sabe bem o efeito do fator multiplicador de multa, não é mesmo? Afinal, essa penalidade afeta muita gente que comete ações ilegais perante às leis de trânsito e é sobre isso que vamos falar nesta matéria. Portanto, se você já teve que lidar com isso ou cometeu alguma infração que poderá resultar nisso, veja até o final e entenda tudo sobre esse assunto:
Veja o que significa fator multiplicador de multa
Nome é bem intuitivo e qualquer pessoa pode compreender que o fator multiplicador de multa aumenta o valor a ser pago pelo condutor infrator. No entanto, será que você sabe o que influencia na multiplicação dessas multas? Se não, veja esta matéria para entender quais são os fatores que causam maiores aumentos nos débitos a serem pagos pelos condutores que são flagrados em práticas irregulares no trânsito:
Qual o objetivo do fator multiplicador de multa?
Como vimos, o fator multiplicador de multa aumenta o valor que o motorista deverá pagar ao receber os Autos de Infração de Trânsito (AIT). Esses valores podem chegar ao patamar de 60 vezes o valor original da infração cometida. Mas, qual o objetivo disso? Claro que você deve estar pensando que se trata apenas de penalização extrema, não é mesmo?
No entanto, esse fator visa desestimular condutores que pensam em cometer essas práticas. Visto que, as infrações que resultam em multiplicações dos valores das multas são aquelas que mais geram risco à segurança do motorista e de todos que participam do trânsito também. Logo abaixo, vamos apresentar as principais ações que resultam na aplicação dessas penalidades. Confira:
Quais infrações resultam em fator multiplicador de multa?
Como foi dito, as infrações que resultam no fator multiplicador de multa são aquelas que mais trazem risco aos participantes do trânsito. Afinal, o infrator precisa entender que ele compartilha a mesma via que condutores regulares utilizam. Por isso, algumas ações resultam em penalidades extremas. Veja quais são elas:
Excesso de velocidade
A infração por excesso de velocidade sofre com o fator multiplicador de multa. Nesse caso, o condutor que é flagrado sob velocidade acima de 50% do limite da via poderá pagar 3 vezes o valor da multa original. Além disso, o condutor poderá ter sua CNH suspensa por até 8 meses.
Dirigir sem CNH
Quem ousa dirigir sem CNH deve estar preparado para multa multiplicada por 3 se o agente de fiscalização realizar a abordagem no trânsito. Nesse caso, o condutor deverá pagar R$ 880,41 e verá seu veículo sendo apreendido se alguém com o documento não puder vir retirar no local.
Dirigir sob influência de álcool
Se beber não dirija e se dirigir saiba que está cometendo uma infração gravíssima com efeito do fator multiplicador de multa. Nesse caso, o condutor verá a multa ser multiplicada por 10 resultando em um total de R$ 2.934,70 a pagar. Além disso, a CNH será suspensa e o veículo será apreendido. Com isso, pudemos concluir que as infrações gravíssimas que resultam na multiplicação da multa são aquelas que mais geram acidentes de trânsito anualmente.