Você sabe qual a tolerância do radar de 50 km/h? Se não, veja esta matéria e entenda tudo sobre o limite de velocidade que pode ser ultrapassado pelos motoristas sem que seja penalizado pelos órgãos de trânsito. Visto que, você não vai ser multado se estiver apenas 1km/h acima do limite da via e é sobre isso que vamos falar durante esse post. Sendo assim, veja até o final para entender melhor sobre o tema:
Veja qual a tolerância do radar de 50 km/h
Muitos condutores têm dúvidas em relação à tolerância oferecida pelos radares de fiscalização de velocidade nas vias. Com isso, muita gente fica preocupada porque acha que passou acima da velocidade permitida da via e ansiedade fica a mil esperando pela notificação que nunca chega à sua residência.
Por isso, vamos acabar com essas dúvidas falando sobre o funcionamento dos radares. Visto que, esses dispositivos são feitos para realizar o monitoramento da velocidade em diversos tipos de vias, sejam urbanas, sejam rodoviárias. Desse modo, o objetivo desses equipamentos é manter os veículos transitando abaixo do limite para impedir acidentes em áreas de maior risco de acontecer sinistros.
Nesse sentido, muita gente fica preocupada quando percebe que passou no radar e o painel acusava uma velocidade acima do que é permitido para a via. Nesse sentido, vamos entender qual a tolerância do radar de 50 km/h para deixar bem claro como funciona a punibilidade de acordo com as leis de trânsito. Confira:
Qual o limite para escapar de multas por excesso de velocidade?
A questão da tolerância do radar de 50 km/h está relacionada à tentativa de fuga da multa por excesso de velocidade, não é mesmo? Afinal, o que o povo mais teme é ultrapassar o limite estabelecido para a via porque isso gera uma infração de trânsito que, por sua vez, leva às punições como débitos e pontos na carteira de motorista.
Por isso, entenda que as vias que possuem velocidade máxima de até 100 km/h tem uma tolerância de 7 km/h. Ou seja, a tolerância do radar de 50 km/h é de 57 km/h. Portanto, o condutor que é flagrado abaixo desse limite não será penalizado pela infração por excesso de velocidade estabelecida no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Todavia, as vias que permitem velocidades acima de 100 km/h possuem tolerância de 7% em relação à velocidade máxima permitida para o trajeto. Por exemplo, a rodovia informa que a velocidade máxima é de 110 km/h no caso da Via Anhanguera, em Campinas. Nesse caso, o condutor poderá acelerar até 118 km/h aproximadamente sem que seja penalizado por isso.
Desse modo, o condutor que estiver em uma velocidade acima desse limite será autuado pelos órgãos de trânsito responsáveis pela via. Nesse caso, a multa varia de acordo com o excesso de velocidade cometida pelo motorista. Visto que, quem transita até 20% acima do limite comete infração média com multa de R$ 130,16 e aplicação de 4 pontos na CNH. No entanto, quem não segue a tolerância do radar de 50 km/h com velocidade superior a 50% do limite comete infração gravíssima com multa de R$ 880,41 e aplicação de 7 pontos na CNH.