Afinal, será que o nosso Código de Trânsito permite criança no banco da frente do veículo? Vamos hoje destrinchar essa regra especialmente para você que tem filhos e que quer saber quando é que afinal eles podem ir junto com você na frente do carro.
Sabemos que as regras de trânsito, especialmente no que tange o transporte de crianças, são bem rígidas. E isso serve justamente para que se possa ter ainda mais segurança e evitar acidentes fatais. Sendo assim, vale muito a pena conhecer as regras tanto para evitar as temidas multas de trânsito, como também para não sofrer com acidentes.
Confira em seguida tudo a respeito deste tema importante.
Criança no banco da frente do carro é proibido?
Não, a criança não é proibida de andar no banco da frente do carro. No entanto, precisa seguir diversos tipos de regras para ter o direito de ir na frente. A começar, a altura deve ser de 1,45m pelo menos, ou então a criança precisa ter 10 anos ou mais.
Em todos os casos em que não cumpra uma destas regras acima, a criança precisa obrigatoriamente ir no banco de trás do veículo, com a devida cadeirinha ou assento de elevação que tenha a ver com a sua idade.
O transporte de criança em carro tem regras específicas que você precisa seguir, já que isso pode gerar multas muito pesadas.
Existem exceções por levar criança no banco da frente?
Sim, existem algumas exceções que permitem levar criança no banco da frente do automóvel. São elas:
- Se a criança já tiver 1,45m de altura;
- Caso o veículo seja uma caminhonete com cabine simples e não possua banco traseiro;
- Quando no banco traseiro já estiverem outras 3 crianças com menos de 10 anos de idade;
- Quando o carro apenas contar com cinto subabdominal no banco traseiro.
Isso significa que, nos casos acima, a criança ganha a prerrogativa de andar no banco da frente. Mesmo assim, deve-se seguir normalmente todas as regras envolvendo assentos de elevação ou cadeirinha, bem como o uso normal do cinto de segurança.
De todo modo, procure sempre a forma correta de transportar as crianças para evitar multas ou acidentes.
Qual a multa por criança no banco da frente?
Levar criança no banco da frente sem que ela tenha cumprido o requisito de altura ou idade é uma infração gravíssima que gera 7 pontos na carteira de habilitação do condutor e uma multa de R$293,47 mais a remoção do veículo.
Como vimos, é muito importante então que você tome total cuidado para que consiga levar a criança no local adequado, evitando assim multas e qualquer tipo de problemas e acidentes de trânsito.
Lembrando que é possível recorrer de multa gravíssima, assim como de qualquer tipo de multa de trânsito. Lembre-se de reunir documentações que comprovem que a multa foi injusta antes de entrar com o seu recurso.
E aí, entendeu tudo sobre transportar criança no banco da frente? Então lembre-se de compartilhar este artigo para que mais pessoas possam entender as regras e as exceções na hora do transporte.